Blog e Artigos

Home >> Blog >> Seu negocio está nas mídias sociais? 10 dicas para não cometer erros!

1. Planeje-se
O planejamento não é certeza de sucesso, mas a falta dele é a convicção do fracasso. Se predispor a fazer qualquer atividade sem ter um objetivo claro, é, sem dúvidas, um grande equívoco. No caso das mídias sociais também não é diferente: saber com clareza o que se pretende, por onde começar ou quais serão os próximos passos significa investir tempo e dinheiro de forma adequada. Não adianta criar perfis da empresa no Facebook, Instagram ou Twitter e, simplesmente, cruzar os braços. É preciso, antes de tudo, planejar, o que significa: elaborar uma estratégia relevante e, principalmente, focar nas metas estabelecidas para cada canal.

2. Defina público e conteúdo
Outro grande erro de algumas marcas que entram nas mídias sociais é não saber qual o público que almeja conquistar e que conteúdo deseja transmitir. Criou o canal e não sabe o quê, com quem e como falar? Calma! Antes de tudo, defina quem são as personas relevantes para o seu negócio (as que já compram ou as que demostram interesse) e crie conteúdos exclusivos na linguagem delas. As mídias sociais da empresa precisam ser uma extensão do site ou do ponto físico da marca e apresentar diferentes objetivos em relação a cada ambiente. É um exercício de paciência, mas que vale à pena a médio e longo prazos, pois, traz aqueles que estão realmente interessados no seu produto ou serviço.

3. Conheça as mídias sociais
É importante que a marca conheça as características de cada mídia social, para definir que tipo de conteúdo vai ser publicado. Cada uma tem um público, uma linguagem e um padrão de postagem de conteúdos específicos. O desafio é saber qual delas melhor se adequa à sua empresa ou ao seu nicho de negócio. Evite estar numa mídia online só porque todos estão. Talvez ela não seja a mais apropriada.

4. Diversifique conteúdo
Quais as chances do visitante do seu canal sair pela porta em que entrou? Altíssimas. E um dos motivos está associado à relevância do conteúdo. Uma pessoa pode tanto deixar de seguir a sua mídia social quanto retornar à ela várias vezes ao dia. Por isso, publique conteúdos específicos e que sejam relevantes dentro de seu segmento de atuação. Para isso, é fundamental alternar os assuntos tratados e os formatos, como: vídeos, textos, imagens, links externos, gifs; sejam eles em carrossel, canvas ou álbuns – no caso do Instagram. Também é importante publicar conteúdos que necessariamente não tenham relação com a marca, mas que agreguem valor ao cotidiano dos seguidores. Assuntos que não estão diretamente ligados ao negócio, mas que despertem sentimentos ligados ao que o púbico acredita sempre conquistam bom engajamento. Fazendo isso, a sua marca vai conquistar novos seguidores e não deixará que o canal tenha conteúdos cansativos.

5. Não cometa erros de português, por favor!
As normas da gramática padronizam a escrita correta das palavras e usá-las transmite profissionalismo. É que erros podem dar aos seus posts uma conotação de pouca seriedade e minar toda a sua estratégia de presença nas mídias sociais. Escrever de maneira espontânea, clara e, principalmente, correta gera credibilidade.

 6. Use imagens
Nem só de texto viverá o conteúdo, mas de todo e qualquer recurso que agregue. E a imagem é um deles. No caso do Brasil, onde grande parte da população não tem o hábito de ler, a imagem ganha uma força ainda maior. Utilizá-las tornam os seus posts mais interessantes, fazendo com que os seguidores cliquem e compartilhem o que a sua empresa está promovendo.

7. Não poste fora do horário
Conhecer o horário em que o seu público navega nas mídias sociais é importantíssimo para desenvolver um planejamento orientado. Por isso, definir quem são as suas personas e pesquisar quais horários costumam ficar online é essencial para que os seus posts tenham performances melhores.

8. E nem crie muitos posts
É sempre importante ter conteúdo diário e atual. Mas postar várias vezes ao dia pode comprometer a sua estratégia. Hoje, as mídias sociais avaliam a relevância do conteúdo por meio de algoritmos. O Facebook, por exemplo, ranqueia para baixo publicações com conteúdo de baixa qualidade, diminuindo o alcance orgânico e, por consequência, a visibilidade. Parcimônia é sempre o melhor caminho: evite que o excesso de publicações cause aversão, a ponto dos seguidores interromperem o relacionamento com a sua marca. Você deve se pautar pelo equilíbrio. Mas lembre-se: os posts devem ser constantes e não espaçados, para evitar o efeito contrário: que a marca seja esquecida pelo público.

9. Responda rápido
As mídias sociais se alimentam de relacionamentos e é preciso nutri-los de modo constante. Neste sentido, é fundamental que a sua empresa tenha uma pessoa, equipe ou mesmo outra empresa parceira que interaja com elogios, críticas ou até sugestões feitos pelos seguidores. É preciso analisar os comentários, um a um, e responder a todos.

10. Monitore tudo
A maioria das mídias online conta com sistemas de monitoramento que permitem ao gestor acompanhar o desempenho de cada publicação. É imprescindível que esse profissional acesse métricas precisas para saber se os resultados esperados estão sendo alcançado. Por fim, também é importante estar sempre atento às mudanças nas funcionalidades das mídias sociais: há sempre uma nova forma para se comunicar e novas métricas para avaliar o próprio desemprenho.


Deixe o seu comentário

(0) Comentários