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Prepare sua loja virtual para Black Friday

Black Friday, que acontece todo ano na última sexta-feira de novembro, quebrará mais um recorde de vendas em 2017 no Brasil. De acordo com o Google, a previsão é de que as vendas aumentem 20% em relação ao ano passado, quando movimentou R$ 1,9 bilhão no Brasil.
 
Mas para aproveitar a data que acontece desde 2010 no país e lucrar com mais esse recorde, é preciso se preparar, garantindo principalmente que o produto chegue ao consumidor de maneira rápida e correta.
 
Para isso, uma série de sistemas, ferramentas e soluções foram desenvolvidas com o objetivo de otimizar e facilitar a vida do empreendedor, que já tem bastante dor de cabeça com a proximidade dessa data.
 
Assim como no mundo físico, a operação no mercado virtual está sujeita a erro humano e ter um sistema de gestão automatizado e eficaz pode fazer enorme diferença para evitar esses erros. O ERP ou Backoffice, por exemplo, reduz o número de etapas manuais na operação e centraliza as informações e ações em um único lugar.
 
Com essa solução é possível, por exemplo, separar os produtos diretamente via código de barras, com a ajuda de um simples leitor que compara o código do item retirado do estoque com o do pedido do cliente.
 
O mesmo sistema permite imprimir as notas fiscais sem necessidade de acessar sites do governo para preencher nomes do produto e destinatário em cada pedido. E a etiqueta de despacho já é impressa com o endereço do cliente e o código da transportadora, permitindo o rastreio e mantendo o cliente informado sobre o status da entrega.
 
Em caso de devolução do produto, o que é bastante comum nos dias seguintes à Black Friday, o ERP permite localizar o pedido originário, gerar uma solicitação de coleta, emitir uma nota de entrada e atualizar o estoque.
 
Muitos pequenos empreendedores, donos de lojas virtuais, imaginam que esse tipo de sistema é voltado para grandes lojas, por acharem que grandes benefícios viriam em troca de um custo alto. Muito pelo contrário.
 
Essas soluções de Backoffice têm se tornado cada vez mais acessíveis e fáceis de usar e oferecem produtos e ferramentas para e-commerces de todos os tamanhos. O empreendedor precisa apenas pesquisar e escolher qual se encaixa melhor em sua loja e qual atende melhor seu negócio.
 
Além de ter ferramentas que auxiliam e, muitas vezes, resolvem problemas de gestão evitando dores de cabeça futuras, outro ponto importante na preparação para a Black Friday é ter um time treinado para o boom de vendas. É necessário orientar os colaboradores para atender à demanda, reforçando a equipe com mão de obra temporária ou em horas extras de trabalho.
 
Picos de venda atingidos em datas como Black Friday e Natal, por exemplo, são uma verdadeira prova de fogo para mostrar a capacidade de uma loja virtual em atender o cliente de maneira rápida, eficiente e sem deslizes.
 
Organização e competência vão decretar a sobrevivência dessas lojas, que terão que atender às expectativas dos clientes no prazo, e extrair o máximo destas datas que são hoje vitais para praticamente qualquer negócio de varejo online no Brasil.
 
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Sobre Marco Deritti

Experiência de nove anos na área de web, com desenvolvimento, aperfeiçoamento e suporte a web sites, aplicativos web e e-commerce, trabalho esse voltado a resultados buscando sempre satisfazer e surpreender as expectativas dos clientes em cada projeto trabalhado.

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