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Como montar uma loja virtual ?

Essa pergunta é feita por muita gente que pretende começar no ramo do e-commerce, acho que o ponto de partida é saber o que você vai vender e para quem você quer vender. A partir disso,  criar uma bom plano de negócios é essencial, não existe uma fórmula mágica, mas sem dúvida, uma das coisas mais importantes é a preparação do empreendedor para ingressar neste novo mercado.
 
Planejamento, capacitação e conhecimento do mercado, são etapas essenciais para o sucesso no comércio eletrônico.
 
Quem deseja montar um e-commerce deve ter em mente que uma loja virtual, clube de assinaturas ou qualquer outro modelo de negócio online, deve ter em mente que não é porque o negócio ocorre na Internet, que não vai precisar de dedicação, muito trabalho e conhecimento das ferramentas envolvidas no processo.
 
O comércio eletrônico atualmente não tem espaço para amadorismo ou improviso. Se você não encarar o negócio com a seriedade que ele requer, a coisa não funciona.
 
 
Faça um planejamento do seu projeto de e-commerce
 
Um projeto de e-commerce é muito mais do que simplesmente abrir uma loja virtual e pronto. Mais de 60% das lojas virtuais fecham em menos de 1 ano, por isso, organize-se. Faça um planejamento detalhado do seu projeto, analise o mercado em que vai entrar e coloque tudo isso no papel.
 
Escolha e analise com cuidado o segmento em que irá atuar
 
Dê preferência a um nicho de mercado. Essa é a melhor opção para quem deseja montar um e-commerce. Trabalhando em um nicho de mercado você evita a concorrência com os grandes players de mercado e ainda consegue um mercado muitas vezes inexplorado.
 
Conheça a tecnologia envolvida no seu projeto de comércio eletrônico
 
Você não precisa se transformar em um programador para abrir um e-commerce, mas deve conhecer pelo menos as tecnologias disponíveis para fazer a escolha que mais se adapta ao seu projeto. Para o varejo eletrônico, existem diversas opções de plataformas de e-commerce que podem ser adotadas na hora da montagem de um e-commerce.
 
Pesquise opções para formas de pagamento em seu e-commerce
 
O mercado atualmente oferece diversas soluções para a implantação de formas de pagamento em seu e-commerce. É necessário que seus clientes tenham total confiança na hora de efetuarem pagamentos, principalmente os online, em sua loja virtual ou outro tipo de e-commerce. Dependendo do momento e do tipo do seu negócio, você pode implantar soluções de pagamento bem seguras e sem muita burocracia.
 
Defina sua estratégia de marketing digital
 
É importante ter um planejamento bem definido sobre a ações de marketing digital que você irá implantar em seu e-commerce, e isso deve ser pensado logo de início, porque envolve até mesmo a definição da plataforma de e-commerce que você irá adotar. Não se trata apenas de como montar um e-commerce, mas também de como você irá divulgá-lo.
 
Em seu planejamento, não se esqueça de separar um bom percentual dos recursos para as campanhas de marketing digital, porque sem elas as suas chances de sucesso são bastante reduzidas. Você precisa ser encontrado no Google, manter um e-mail marketing profissional e trabalhar muito bem o relacionamento com seus clientes, principalmente em tempos de marketing de busca cada vez mais disputado e marketing nas redes sociais.
 
Monitore todas as suas atividades online
 
Uma das grandes vantagens do mundo virtual é que tudo que acontece pode ser monitorado. Você sabia que todo o tráfego e comportamento dos clientes de um e-commerce pode ser monitorado e detalhado, para que você possa analisar o que está ocorrendo no seu negócio e utilizar essas informações para a tomada de decisões futuras.
 
Invista em capacitação de pessoal
 
O comércio eletrônico é algo sério e não existe lugar para o amadorismo. É necessário investimento em capacitação tanto dos gestores de e-commerce quanto nos colaboradores que irão controlar o sistema. Faça no mínimo um curso de e-commerce e um curso de marketing digital para ter uma visão completa do mercado.
 
Estruture um sistema de logística
 
Se for montar uma loja virtual ou vender algum tipo de produto não se esqueça de tomar todo o cuidado possível com a logística do negócio. Um dos erros mais comuns no comércio eletrônico é justamente problemas com a entrega dos produtos vendidos.
 
A maioria das reclamações sobre compras realizadas em lojas virtuais são justamente em relação a falhas no prazo de entrega.
 
Mantenha-se atualizado
 
O comércio eletrônico é muito dinâmico e está em constante evolução, mantenha-se atualizado com as novas tendências e tecnologias. Assine feeds de notícias e newsletters de sites especializados no assunto, compre revistas especializadas e acompanhe as discussões em redes sociais.
 
A ZUVE CREATIVE tem uma consultoria específica para quem quer começar uma loja virtual, clique aqui e entre em contato.
 
 
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Sobre Marco Deritti

Experiência de nove anos na área de web, com desenvolvimento, aperfeiçoamento e suporte a web sites, aplicativos web e e-commerce, trabalho esse voltado a resultados buscando sempre satisfazer e surpreender as expectativas dos clientes em cada projeto trabalhado.

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